Pesquisa

A pesquisa propõe analisar o projeto de digitalização, descrição e difusão do patrimônio fotográfico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O objetivo desse trabalho é discutir a contextualização documental dos registros fotográficos no que tange as fotografias analógicas e seu processo de digitalização para preservação e difusão.

O método é um estudo de caso do projeto cultural intitulado “Descrição e Digitalização do Patrimônio Fotográfico da UFES”, com uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, mediante levantamento bibliográfico/documental, análise da legislação, normas e material técnico disponível na literatura.

Destacamos como resultados analisarmos o tema com proposições de subsídios para elaboração de propostas que indiquem unificar e normalizar a intervenção no conjunto documental, no que tange aos aspectos formais da fotografia analógica e digital, à preservação digital, aos projetos de digitalização, à descrição e ao acesso e difusão do patrimônio fotográfico.

Objetivos

* O objetivo dessa pesquisa é discutir a contextualização documental dos registros fotográficos no que tange as fotografias analógicas e seu processo de digitalização para preservação e difusão, com um estudo de caso da Universidade Federal do Espírito Santo.

* Digitalizar o acervo de aproximadamente 7.467 itens promovendo sua ampliação do acesso e à difusão dos acervo, contribuindo para a sua preservação e constituindo-se como instrumento capaz de dar acesso simultâneo local ou remoto aos seus representantes digitais. Cabe destacar que essa ação atende a Resolução do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) nº 31, de 28 de abril de 2010, que dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes.

* Elaborar no software AtoM um instrumento de pesquisa único que padronize, melhore e adeque os inventários já disponíveis do acervo e permitindo sua disponibilização integral num banco de imagens pela internet intitulado Patrimônio Fotográfico da UFES.

* Elaborar um catálogo do acervo fotográfico com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), conforme a Resolução do CONARQ nº 28, de 17 de fevereiro de 2009, que dispõe sobre a adoção da NOBRADE pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), que institui o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos e estabelece a obrigatoriedade da adoção do Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ).