O primeiro a saber é que um conjunto
fotográfico nunca deve ser entendido como algo isolado. Ele, de algum modo, se
relaciona com uma coleção, um fotógrafo, um arquivo, um produtor, uma função,
um modo de registrar o presente, um valor social, uma importância histórica
etc. O importante, então, é situar os documentos, antes de mais nada, em uma
perspectiva de patrimônio fotográfico para, depois, pensar nos aspectos
técnicos do tratamento e organização. A parte técnica pode, didaticamente, ser
pensada em dois grandes focos: um físico, dedicado à preservação e a
conservação; e um informacional, que se ocupará de trabalhar as técnicas, conteúdos,
contextos (históricos e arquivísticos), bem como a política de acesso,
divulgação, cópias, direitos etc.
Esquematicamente teríamos, então, a seguinte estrutura de relações de
temas:
1. Patrimônio fotográfico
· 1.1. Tratamento
Físico
1.1.1 - preservação
1.1.2 - conservação
1.1.3 - restauração
1.1.n - etc.
· 1.2.
Tratamento informacional
1.2.1 - técnicas e materiais
1.2.2 - autores (pessoais e institucionais)
1.2.3 - funções originais
1.2.4 - funções posteriores
1.2.5 - contextos históricos e sócio-culturais
1.2.6 - contextos administrativo e arquivístico
1.2.7 - acesso e divulgação
1.2.8 - cópias e direitos
1.2.n - etc.
O ponto de referencia inicial está em inglês e localiza-se no site do
Photographic and Audiovisual Archives Group do Conselho Internacional de
Arquivos (acesso aqui). Lá há duas páginas que trarão
boas referências preliminares: a do "kit de sobrevivência" (acesso aqui), com informação básica e resumida
sobre recursos mínimos necessários; e a de "recursos do PAAG" (acesso aqui), que apresenta uma boa relação de
documentos e manuais técnicos, disponíveis para consulta na Web. As outras
páginas são importantes para informações mais avançadas e/ou complementares.
No blog do GPAF, além dos links para o PAAG, traz também acesso a muitos
textos na caixa "recursos", no canto superior esquerdo. Os textos
disponibilizados pelo Centro de Pesquisa e Difusão da Imagem (CRDI), em Girona,
Catalunya, trazem importantes reflexões sobre a compreensão e implicações
práticas do conceito de Patrimônio Fotográfico além de muitos textos técnicos
relativos ao tratamento físico. Os textos trabalhados pelo GPAF em disciplinas
da pós-graduação são mais voltados para o tratamento informacional, sobretudo
quanto às relações das imagens fotográficas com o contexto de produção
documental. É importante indicar que não são divisões estanques e que há textos
de toda natureza em ambos grupos de links.
Dentro de tão vasto universo vale à pena ler pelo menos o seguinte:
· Um
grande manual, que é uma referencia completa e obrigatória:
> Boadas, J.;
Casellas, L.; Suquet, M. Manual para la gestión de fondos y colecciones
fotográficas. Girona: Biblioteca de la Imagen, CCG Ediciones - Ajuntament
de Girona (CRDI), 2001, Disponível aqui; link alternativo aqui.
· Duas
discussões iniciais bem fundamentadas sobre Patrimônio Fotográfico:
> Boadas, J. Patrimonio fotográfico: estrategias de gestión y
preservación, dins el documento escrito y el documento fotográfico. Las Palmas
de Gran Canaria: Anroart Ediciones, 2007, p. 15 a 32. Disponível aqui;
>> Iglésias, D. Materiales fotográficos: conocer, analizar y preservar. 4a.
Jornada Provincial de Archiveros. Còrdova, 2009. Disponível aqui.
· Três
textos relacionados às questões físicas e técnicas:
> Diagnóstico: Pérez, J. L'Estudi diagnòstic per a arxius
d'imatges. 4es Jornades Imatge I Recerca: Antoni Varés . Girona, 1996.
Disponível aqui.
>> Equipamentos: Boadas, J.; Iglésias, D. Equipamientos y
materiales para la instalación de un archivo audiovisual : el Centre de Recerca
i Difusió de la Imatge (CRDI), a Restauración & Rehabilitación. Revista
Internacional del Patrimonio Histórico , núm. 89 (2004). Disponível aqu.
>>> Novas tecnologias: Casellas, L-E; Iglésias, D. Nuevas tecnologías
y tratamiento de fondos y colecciones fotográficas. 2as Jornadas
Imagen, Cultura y Tecnología . Madrid, 2003. Disponível aqui.
· Quatro
textos sobre contexto e questões arquivísticas:
> Arquivo fotográfico: Heredia, A. La fotografía y los archivos.
In: Foro Iberoamericano de la Rábida. Jornadas Archivísticas, 2,
1993, Palos de la Frontera. La fotografía como fuente de información. Huelva:
Diputación Provincial, 1993. Disponível aqui.
>> Documento fotográfico DE arquivo: Lopez, A.
Photographic document as image archival document., 2009 . In 8th Conference
on Technical and Filed Related Problems of Traditional and Electronic
Archiving, Radenci/Slovenia, 25 - 27 March 2009. Disponível aqui.
>>> Documento fotográfico EM arquivo: Carvalho Madio, T.
Uma discussão de documentos fotográficos em ambiente de arquivo. In: VALENTIM,
Marta Lígia Pomim. Estudos avançados em Arquivologia. Marília:
Cultura Acadêmica, 2012. cap. 3. p. 55-68. Disponível aqui (link alternativo aqui).
>>>> Contextualização: Lopez, A. Contextualización
archivística de documentos fotográficos. Alexandria: revista de Ciencias de la
Información, Lima, ano V, n.8, jan./dez. 2011. Disponível aqui.
· Cinco
livros mais recentes com diversidade de temas (nem todas disponíveis on-line):
> Salvador, A. Ruiz, A. Archivos fotográficos: pautas para su
integración en el entorno digital. Granada: UGr, 2006.
>> Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos. Apuntes
metodológicos para la documentación de fotografias. Santiago de Chile:
DIBAM, 2012. Disponível aqui.
>>> Fundación Patrimonio Fílimico Colombiano. Principios y
técnicas en un archivo audiovisual. Bogotá, 2010. Disponível aqui.
>>>> Recio, J. (org.) Gestión del patrimonio audiovisual en
medios de comunicación. Madrid: Síntesis, 2013.
>>>>> Sanchéz-Vigil, J. Salvador, A. Documentación
fotográfica. Barcelona: UOC, 2013.
Fonte: Blog do GPAF.